domingo, 2 de outubro de 2016


Oi genteeeeeee...
Hoje vamos falar de tarefas domésticas, não ✋ não vamos colocar as crianças para fazer faxina mas dar a elas certas responsabilidades irá ajudá não somente na convivência mas também ensinará sobre autonomia e cooperação.
Temos que sempre lembrar que sim são crianças mas que os criamos para o "mundo". 
“É em casa, no meio dos pratos por lavar, das camas por serem arrumadas e da pilha de roupas para passar, que se aprendem virtudes, modelos de conduta, boa comunicação, disciplina, táticas de negociação. Também ali se desenvolve a empatia, a capacidade de resolver problemas, a criatividade para enfrentar desafios e tantas outras habilidades que constituem nossa humanidade”, diz o professor Jaime García.
Tanto sociólogos quanto orientadores familiares insistem em dizer aos pais que fazer pelos filhos as tarefas pelas quais eles são responsáveis e plenamente capazes é um grande erro. Essa atitude superprotetora impede o desenvolvimento de certas virtudes necessárias para a formação humana.
Sou mãe de 2 crianças de 5 e 6 anos e somos só nós 3 e as tarefas domésticas requerem tempo eensiná-los tarefas básicas não somente ajuda na formação deles como também ajuda a nós que somos sempre tão sobrecarregadas.

Os meus filhos a algum tempo já colocam suas roupas sujas no cesto na lavanderia, estendem suas toalhas de banho, recolhem e guardam suas peças íntimas e dobram peças pequenas de roupas, arrumam a mesa, tiram seus pratos e o colocam na pia depois da refeição, deixam sempre arrumada a roupa (calça, blusa, casaco, meias e tênis) que usaram para ir a creche, enfim ajudam nos afazeres conforme suas limitações por causa da idade. Claro que nem sempre fica tudo perfeito mas a intenção já é válida e eu incentivos cada vez mais porque vamos para e pensar.
Eles vão crescer, aí querem viajar ou dormi na casa de um amigo, ou um final de semana na casa da avó oufazer uma faculdade ou serem futuros missionários, e aí?  Como falam sem saber fazer nada? Ficarão sempre na dependência de outras pessoas ou eu terei de ir junto pra fazer tudo? Existem experiênciencias que nos teremos e vamos passar com nossos filhos mas haverá outras que eles terão que realizar sozinhos.
E o que será melhor, que eles tenham responsabilidade e sejam capazes de fazer ou que tenhamos que sempre estar a procura de alguém ou nos mesmos estarmos sempre suprindo aquilo que não fomos capazes de ensinar?  
Eu penso no futuro, eu penso coisas grandes para eles e tanto a Maria quanto o Guilherme tem promessas de Deus e eu tenho que fazer o meu melhor para prepara - los para quando o dia chegar. 
Minha família é projeto de Deus, são meus filhos mas um dia todos temos que partir seja para a realização de um sonho ou seja para a Glória...e nossos filhos como ficarão?
Temos uma missão na terra e eu não sei você mais eu quero desenvolver da melhor forma possível, e ter respondabilidades pelas tarefas domésticas é uma delas...  bjks meus amores e até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário